quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Beleza ou Ideologia Dominante?


No texto de hoje, fiz uma associação e comparação da ideologia do que seria um corpo ou um modelo ideal de vida em anúncios da atualidade com os aplicados e expressos no renascentismo.

Sabemos que toda sociedade tem uma classe dominante, isto é, um sistema de crenças e valores que predomina sobre os demais. A classe e o grupo social que dominam o poder político transmitem suas crenças e valores para as demais classes e grupos como se fosse único e o melhor conjunto de ideias possíveis. Mas é claro que sua visão de mundo não é a única e sempre vai se confrontar com outras. 
Se eu bem me recordo, na idade média, a ideologia dominante correspondia aos valores da Igreja Católica, aliada aos reis e à nobreza. Nos últimos séculos, foram dominantes os valores desenvolvidos pelo capitalismo e pela cultura europeia, ainda muito impregnada de preconceitos em relação a sexo, etnia e gênero. 
Muitos estudiosos já afirmaram que a ideologia trata de convencer as pessoas falseando a realidade. A classe e os grupos que detêm o controle político querem conservar esse controle e transmitem seus valores para toda a sociedade, por meio da escola, das igrejas, dos meios de comunicação, de outras instituições e da propaganda.

Observe, por exemplo, a propaganda ao abaixo:
O anúncio dos Bikinis Super Body coloca em evidência uma mulher branca, jovem, dotada de um corpo próximos dos padrões estéticos atuais.
O cenário, sugerido esquematicamente ao fundo, dá ideia de um paraíso tropical: sol, mar, natureza exuberante.
Ao associar estes valores à qualidade do produto, o anúncio traz implícita uma mensagem ideológica: "Mulheres brancas, jovens, de corpo perfeito, que vivem em harmonia com a natureza, consomem este produto".

Como se vê, valoriza-se o ideal de perfeição física e juventude, embora a personagem e o contexto não representam a média das brasileiras nem o dia a dia de uma dona de casa comum, por exemplo. A mulher do anúncio é um esteriótipo , forjado pela cultura atual, e representa um ideal de beleza e vida construído pela ideologia da classe dominante.
Estes valores mudam de época para época. Basta comparar o anúncio com este outro ideal de beleza, da época renascentista, retratado por Barbarelli.

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