segunda-feira, 2 de maio de 2016

Pensamento do Dia: Seja Proativo

Texto em desenvolvimento
Nas atividades do dia-a-dia, em casa, na escola/faculdade, e, principalmente no trabalho, a proatividade ou falta dela tem feito com que muita gente fique para traz, sendo automaticamente esclusa pelas regras "justamente" meritocráticas.   Segundo significado da palavra, "a proatividade é o comportamento de antecipação e de responsabilização pelas próprias escolhas e ações frente às situações impostas pelo meio. O uso da palavra proativo foi limitado ao domínio da psicologia experimental na década de 1930.No trabalho, principalmente hoje em dia, com a diminuição do corpo profissional e aumento de deveres e atividades a desenvolver, o indivíduo precisa de um grande diferencial para para se destacar neste ambiente remunerativo. Deixar com que o tempo passe sem fazer o além do que tem que ser feito é sinônimo direto de "cair na zona do esquecimento" - indivíduo passa a não ser visto como um bom ou destacável profissional - tendo ele dificuldades para se desenvolver dentro da instituição, não sendo convidado para um outro patamar por meio de uma promoção profissional. A pior  e mais temidas das situações também pode acontecer: Ser demitido.Necessidade de ser proativo  Ser proativo não é para todos. Nem todos conseguem adquirir ou desenvolver este beneficioso comportamento. Antônimo aos reativos - vou explicar melhor em outro artigo - um proativo têm seus imensuráveis benefícios. Além de não dependerem muito dos outros, um proativo se caracteriza, também, pelo fato de: De acordo com a psicologia 
  •  Não responsabilizar os outros por seus próprios erros.
  • Tem automaticamente, ou, quase sempre, posição de líder nos ambientes onde participa socialmente e culturalmente. 
  • Respeita as pessoas, até aquelas de quem não é fã. 
  • Assumir o que fez e faz sem necessidade de pressão.
  • Apontar possíveis erros e as soluções dos mesmos.
  • Sair-se bem de situações cabeludas.
  • Move-se com transparência.
  • Prefere a verdade amarga do que a mentira adocicada.
  • Enfrenta situações adversas.
  • Está sempre preparado para o que pode vir.
  • Não fica sentado reclamando das dificuldades, faz-as se tornarem soluções com facilidade.
Como todos sabem sou ramificação de uma família do interior de Tocantins, pobre e de pouca renda. Ao me deparar com a situação que a vida me ofereceu - tomar a posição de "HOMEM DA CASA" sustentar minha família - tive que apreender, ou mesmo desenvolver, um comportamento que me colocasse à disposição de oportunidades de crescimento. Como de receita, sabemos que um preto, pobre e do interior, para alcançar o nível de um branco, rico e de posicionamento já favorecido, tem que se esforçar em dobro, senão o triplo. Realmente não é fácil. Sabendo disso, tornei-me um "neguinho metido a proativo", que fazia o necessário mesmo antes do necessário [trocadilho]. Sempre que me impunham uma tarefa, eu devolvia concluída em dobro. Desenvolvia projetos, fazia planejamentos, dava palpite aos executivos - mesmo sem ser solicitado - me fazia a tamanho daqueles que me ordenavam. Minha "feiura" nem mais me era empecilho para pais conquistas. Fui efetivado, promovido duas vezes para cargos cada vez mais destacáveis e maiores, até que hoje estou aqui, sendo o Assessor de Comunicação e Imprensa do maior Hospital particular da América Latina. E adivinha quem me fez chegar até aqui? Acertou....foi a PROATIVIDADE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Últimas postagens

Entre em contato comigo

Nome

E-mail *

Mensagem *