
Sabemos que toda sociedade tem uma classe dominante, isto é, um sistema de crenças e valores que predomina sobre os demais. A classe e o grupo social que dominam o poder político transmitem suas crenças e valores para as demais classes e grupos como se fosse único e o melhor conjunto de ideias possíveis. Mas é claro que sua visão de mundo não é a única e sempre vai se confrontar com outras.
Se eu bem me recordo, na idade média, a ideologia dominante correspondia aos valores da Igreja Católica, aliada aos reis e à nobreza. Nos últimos séculos, foram dominantes os valores desenvolvidos pelo capitalismo e pela cultura europeia, ainda muito impregnada de preconceitos em relação a sexo, etnia e gênero.

Observe, por exemplo, a propaganda ao abaixo:
O anúncio dos Bikinis Super Body coloca em evidência uma mulher branca, jovem, dotada de um corpo próximos dos padrões estéticos atuais.
O cenário, sugerido esquematicamente ao fundo, dá ideia de um paraíso tropical: sol, mar, natureza exuberante.
Ao associar estes valores à qualidade do produto, o anúncio traz implícita uma mensagem ideológica: "Mulheres brancas, jovens, de corpo perfeito, que vivem em harmonia com a natureza, consomem este produto".

Estes valores mudam de época para época. Basta comparar o anúncio com este outro ideal de beleza, da época renascentista, retratado por Barbarelli.
Nenhum comentário:
Postar um comentário